Escolhendo os melhores cartões de crédito
publicidade

Melhores cartões de crédito

Escolher os melhores cartões de crédito para satisfazer as suas necessidades de crédito rápido, é de extrema importância. Como já foi referido em artigos anteriores, os cartões de crédito são uma das melhores formas de financiamento de curto prazo, e melhor se tornam se escolher a melhor opção para si.

Das várias vezes que falei sobre a importância de escolher o melhor cartão de crédito (e demais créditos rápidos) não fui muito explicito sobre o assunto. Este artigo serve para dar algumas dicas sobre o assunto.

Ouvir as várias propostas de cartões de crédito

Já sabe que antes de decidir qual das ofertas de cartões de crédito é a melhor, deve compara-las. Mas muitas vezes o erro está muito antes disso.

Sabe dizer quantas vezes esteve num espaço comercial e foi abordado por um “vendedor” de cartões de crédito anunciando o melhor produto financeiro na área desde que há memória? Pois bem, é nesse momento que a maioria das pessoas opta por assinar um contrato sem comparar com outras ofertas. Não estou a por em causa a qualidade da oferta feita por estes senhores mas deve-se comparar sempre as ofertas que nos apresentam. Podemos estar a perder um bom negócio se não o fizermos.

Neste caso, o melhor será ouvir o que essa pessoa tem a dizer, entender a oferta que foi feita, guardar um panfleto e ir à descoberta de outras ofertas.

A que se destinam os seus cartões de crédito?

melhor cartao de credito

Existem muitas ofertas de cartões de crédito no mercado financeiro que existe uma opção para quase todos os tipos de clientes.

Muitas pessoas gostariam de possuir um cartão de crédito que dá descontos imediatos nas compras. Outras preferem ter cartões de crédito que dão dinheiro conforme o volume de dinheiro usado. Outras pessoas gostam tanto de viajar que dá-lhes mais jeito um cartão com acumulação de milhas para poder trocar por outras viagens.

Portanto, para um dos principais critérios de comparação de cartões de crédito, deve analisar o que lhe dará mais jeito. Ao fazer isto, elimina muitas ofertas que não vão ao encontro dos seus interesses.

Comparar taxas de juros dos cartões de crédito: Após ter feito a primeira selecção de propostas de cartões de crédito, irá debater-se com um grande dilema: qual o que oferece a melhor taxa de juro.

Antes de mais, é necessário salientar que não é só o valor da taxa de juro que deve ser considerado. Um cartão pode oferecer uma anuidade gratuita mas nos anos seguintes cobra muito mais pelas taxas de juro do que a concorrência. Ou então, só paga taxas de juro se não pagar logo no mês seguinte, mas caso isso aconteça, o juro será altíssimo.

Agora que está alertado sobre as outras variáveis para o cálculo das taxas de juro dos cartões de crédito, fica a saber o segredo de qualquer comparação: a organização!

Por muitas simulações que faça (online ou nos balcões) nunca poderá saber ao certo qual é a melhor se não tomar nota de todos os aspectos de cada oferta de uma forma organizada. Para isto, pode utilizar diversas ferramentas de organização. Até pode ser em papel, num caderno que tenha para organizar estes dados. O importante é estar organizado de tal forma que lhe seja possível olhar para lá e identificar as melhores ofertas.

Transferência de saldo e limites de crédito: Uma das tácticas para não entrar em colapso financeiro quando as suas dívidas de cartão de crédito estão ficando insustentáveis é transferir a sua dívida para outro cartão de crédito. Normalmente, as dívidas são transferidas para cartões de crédito onde a taxa de juro é baixa, baixando assim o valor que tem de pagar mensalmente.

Esta é uma questão que muitas pessoas não pesam por acharem que têm um emprego seguro e que só estão a gastar o que podem. Infelizmente, imprevistos que o podem levar a dificuldades financeiras acontecem. É neste momento que desejaria ter pensado neste aspecto antes de escolher uma das várias ofertas de cartões de crédito.

Portanto, considerar as taxas de transferência de saldo é um factor importante. Outro factor importante é o limite de crédito que lhe é concedido. Se acha que pode necessitar de pelo menos 1000€ em determinado mês (para férias ou para fazer face a algum imprevisto) não deverá optar por um cartão que lhe dá apenas 500€.

Benefícios adicionais dos cartões de crédito

Além de juros baixos, promoções especiais para eventuais transferências de saldo e melhores limites de crédito, algumas financeiras oferecem uma infinidade de vantagens para quem adquirir um dos seus cartões de crédito.

Entre alguns destes benefícios estão os descontos em seguros (automóvel, saúde, etc), descontos em serviços de reparação automóvel, descontos em combustível e até doações para entidades de solidariedade. Só lhe resta saber o que lhe dá mais jeito ou o faz mais feliz.

Por outro lado, alguns cartões de crédito possuem um seguro associado. Isto significa que caso deixe de pagar por motivos de saúde ou por ter ficado desempregado, os mínimos mensais exigidos deixam de ser pedidos até que a sua situação melhore.

Identifiquei as melhores ofertas, e agora?

Pegando na organização que fez, deve escolher quais são as melhores ofertas (as 3 melhores chegam) e ordena-las por ordem de agrado. A sua primeira opção deverá ser aquela que está mais inclinado e que com o que fez até agora é a que lhe proporciona maior grau de satisfação.

Com esta informação já pode deslocar-se aos balcões de cada entidade financeira emissora dos cartões de crédito desejados ou então pode verificar as ofertas online nas páginas oficiais. Deve tentar saber o mais que puder, especialmente as famosas letras pequeninas, de forma a encontrar algum aspecto que não lhe agrade. Demora algum tempo e por vezes não muda nada mas em alguns casos faz toda a diferença.

Com estes dados já pode avaliar por si próprio o qual é a melhor proposta de cartões de crédito.

publicidade

 
 

No comments

Be the first one to leave a comment.

Post a Comment