publicidade

Segurança do cartão de crédito

Manter seu segurança do cartão de crédito é da sua responsabilidade. Na verdade, num cenário pessimista e se puder ser provado, pode ser considerado negligente na tarefa de manter o seu segurança do cartão de crédito, tornando-se responsável pelo custo de todas as transacções fraudulentas feitas na sua conta, caso perca o cartão. Para ajudar a evitar isto, aqui estão cinco dicas básicas de segurança do cartão de crédito:

Cartão de crédito é muito útil mas quantos ter?

Embora seja sempre aconselhável que tenha mais de um cartão de crédito, para o caso de perder algum, nunca deve ter mais cartões de crédito do que realmente precisa. A principal razão para esta dica é que torna-se mais difícil acompanhar quantos cartões possui e que dinheiro já foi gasto ao certo. Quantas mais contas tem que confirmar, mas confuso fica!

Tenha sempre consigo uma fotocópia dos seus cartões de crédito

Quantas vezes lhe perguntaram qual é o número do seu cartão de créditoe fica olhando só para encontrar esses famosos algarismos? Imagine que durante a procura do número, um ladrão aproxima-se e rouba-lhe o cartão de crédito! O mais lógico será ir logo anular o cartão de crédito mas e se não se lembra do número? Vai perder tempo a ir a casa, procurar os papéis do banco para encontrar o número de conta para o poder anular. Sabe quanto tempo isso demora!? O suficiente para o ladrão gastar-lhe uns bons euros. Por esta razão, é boa prática fazer fotocópias dos seus cartões de crédito consigo, para que tenha algo onde encontrar o número rapidamente para evitar dores de cabeça devido ao roubo.

Mantenha sempre os recibos do cartão de crédito em separado

publicidade

Esta é uma das dicas mais importantes faladas neste artigo. Nunca mantenha os seus cartões de crédito e recibos de compra no mesmo lugar, porque se perder o seu cartão de crédito, ou se for roubado, terá perdido todos os comprovativos. Não há nenhuma maneira de garantir que as transacções feitas eram suas ou não, não havendo também nenhuma forma de saber qual foi o último movimento genuíno realizado por si.
Um aspecto ainda mais importante e que muitas pessoas não cumprem: nunca ter consigo o PIN junto com o cartão de crédito. Sei que dá jeito a muitas pessoas mas é melhor procurar uma forma de memorizar o código. Evita muitos problemas.

Nunca dar o número da conta a desconhecidos

Se alguém que não conhece lhe pede os detalhes do seu cartão de crédito, ou quando lhe pedem por telefone ou e-mail, deve recusar sempre. Se tiver dúvidas em relação aos pedidos feitos por telefone, faça o seguinte: telefone ao seu emissor do cartão de crédito em questão e pergunte sobre o facto de dar os seus dados por telefone. Conforme a resposta obtida saberá o que fazer.

Nunca deixe os detalhes do cartão de crédito para visitação pública

Pode parecer bastante básico dizer para nunca mostrar os seus detalhes de conta do cartão de crédito, mas faça esta pergunta a si mesmo: “Quantas vezes recebeu um formulário de inscrição para algum produto em formato de cartão postal?” Agora, suponha que você preenche-o com os dados do seu cartão de crédito e de repente metade do mundo tem acesso ao seu número de cartão de crédito, data de validade e assinatura!

Embora pareçam cinco dicas muito básicas relacionadas com a segurança do cartão de crédito, ficaria surpreso ao saber o número de pessoas que não seguem nenhum dos conselhos acima indicados!

publicidade

Write A Comment